Para Gleusa, melhorar saúde de Nanuque começa com
prioridade total ao Pronto-Socorro
Pronto-Socorro de Nanuque: por onde tudo e todos passam |
Gleusa: Pronto-Socorro deve receber atenção especial |
Qualquer medida de maior impacto que for tomada para
melhorar a saúde de Nanuque terá de passar, obrigatoriamente, por uma atenção
especial e prioritária para o Pronto-Socorro. A opinião é da pré-candidata a
prefeita do PPS, Gleusa Ramos, ao analisar dados de uma pesquisa que mostra os
maiores focos de preocupação da maioria dos nanuquenses. A área da saúde está em
primeiro lugar.
“Tudo passa pelo Pronto-Socorro, que é o local dos casos
de urgências e emergências. Se for uma crise de pressão arterial, um acidente
de carro ou moto, um atropelamento, uma queimadura, fraqueza e desmaios
repentinos, tosse ou vômito de sangue, por exemplo, o paciente é encaminhado às
pressas para o Pronto-Socorro. Por isso, defendo que o Pronto-Socorro de
Nanuque precisa estar totalmente equipado e com o corpo médico, de enfermeiros
e auxiliares, todos preparados para prestar o melhor atendimento possível”,
comenta Gleusa.
A empresária concorda com o pleno funcionamento das
Unidades Básicas de Saúde (UBS) instaladas no centro e nos bairros da cidade,
ao ressaltar que o Programa Saúde da Família, de Atenção Básica, é fundamental
para o cumprimento das metas fixadas pelo Ministério da Saúde e pela
Organização Mundial de Saúde (OMS), até porque eles desenvolvem trabalho com
atenção a gestantes, acompanhamento de grávidas, atenção aos recém-nascidos,
vacinação e outras rotinas médicas. Mas, sem dúvida, nenhum esforço terá o
resultado esperado se não começar com prioridade ao Pronto-Socorro da Rua
Lambari, centro de Nanuque, que oficialmente tem a denominação de Hospital
Municipal Renato Azeredo.
“A próxima gestão administrativa de Nanuque terá de
direcionar atenção especial com o Pronto-Socorro e incluir essa preocupação em
seu plano de metas para a cidade que queremos ter a partir do próximo ano”,
acrescentou Gleusa.
PROTOCOLO DE MANCHESTER
Os procedimentos normais do Pronto-Socorro devem seguir
rigorosamente os dispositivos do Protocolo de Manchester, utilizado em 18
países, com a finalidade de organizar as prioridades de atendimento no serviço
de urgência e emergência, agilizando a assistência de acordo com a gravidade de
cada paciente e aumentando a segurança. Esse método de assistência é baseado na
situação clínica, seguindo protocolos cientificamente aprovados, e não pela
ordem de chegada.
Na prática, a classificação de risco, que é a
determinação do grau de gravidade de uma pessoa que procura um serviço de
saúde, funciona assim: ao dar entrada no setor de urgência e emergência, o
paciente é classificado recebendo uma prioridade que determina o tempo máximo
para o primeiro atendimento médico.
Após um breve questionário e a partir de parâmetros
clínicos - como verificação de pressão arterial, glicemia e temperatura- os
pacientes são estratificados de acordo com a gravidade do caso.
Depois de classificados, os pacientes são identificados
por cores. No caso do Protocolo de Manchester, são utilizadas cinco: vermelho,
para emergências; laranja, para casos muito urgentes; amarelo, para urgências;
verde, para pouco urgentes; e azul, para não urgências.
Sinais de alerta
Veja abaixo qual o significado das cinco cores e o tempo
para o primeiro atendimento no Programa de Classificação de Risco, seguindo o
Protocolo de Manchester:
-A cor vermelha indica que o paciente tem preferência no
atendimento por apresentar risco imediato de morte. Neste caso, o atendimento é
imediato.
-O paciente que recebe a pulseira laranja precisa de um
atendimento muito urgente. Ele deve ser atendido em até 10 minutos.
-O paciente que recebe a pulseira amarela precisa de um
atendimento relativamente rápido, com equipamentos e cuidados específicos para
manter a vida. O tempo máximo de atendimento neste caso é 60 minutos.
-A pulseira verde é colocada no paciente que necessita de
observação para definição do diagnóstico e internação. Ele pode ser atendido em
até 120 minutos.
-A cor azul é destinada aos casos mais simples, que
poderiam ser atendidos em outras unidades de saúde de menos complexidade, como
consultórios. O paciente pode ser atendido em até 240 minutos.
Parabéns Gleusa Ramos!
ResponderExcluirParabéns Gleusa Ramos!
ResponderExcluirParabens!...Uma proposta da comunidade, isto que deve pensar todo aquele cidadao ou cidada com intençao de executar uma gestao de sucesso...
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