terça-feira, 22 de março de 2016

PARA GLEUSA, MELHORAR SAÚDE DE NANUQUE COMEÇA COM PRIORIDADE TOTAL AO PRONTO-SOCORRO

Para Gleusa, melhorar saúde de Nanuque começa com prioridade total ao Pronto-Socorro

Pronto-Socorro de Nanuque: por onde tudo e todos passam
Gleusa: Pronto-Socorro deve receber atenção especial
Qualquer medida de maior impacto que for tomada para melhorar a saúde de Nanuque terá de passar, obrigatoriamente, por uma atenção especial e prioritária para o Pronto-Socorro. A opinião é da pré-candidata a prefeita do PPS, Gleusa Ramos, ao analisar dados de uma pesquisa que mostra os maiores focos de preocupação da maioria dos nanuquenses. A área da saúde está em primeiro lugar.

“Tudo passa pelo Pronto-Socorro, que é o local dos casos de urgências e emergências. Se for uma crise de pressão arterial, um acidente de carro ou moto, um atropelamento, uma queimadura, fraqueza e desmaios repentinos, tosse ou vômito de sangue, por exemplo, o paciente é encaminhado às pressas para o Pronto-Socorro. Por isso, defendo que o Pronto-Socorro de Nanuque precisa estar totalmente equipado e com o corpo médico, de enfermeiros e auxiliares, todos preparados para prestar o melhor atendimento possível”, comenta Gleusa.

A empresária concorda com o pleno funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) instaladas no centro e nos bairros da cidade, ao ressaltar que o Programa Saúde da Família, de Atenção Básica, é fundamental para o cumprimento das metas fixadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), até porque eles desenvolvem trabalho com atenção a gestantes, acompanhamento de grávidas, atenção aos recém-nascidos, vacinação e outras rotinas médicas. Mas, sem dúvida, nenhum esforço terá o resultado esperado se não começar com prioridade ao Pronto-Socorro da Rua Lambari, centro de Nanuque, que oficialmente tem a denominação de Hospital Municipal Renato Azeredo.

“A próxima gestão administrativa de Nanuque terá de direcionar atenção especial com o Pronto-Socorro e incluir essa preocupação em seu plano de metas para a cidade que queremos ter a partir do próximo ano”, acrescentou Gleusa.

PROTOCOLO DE MANCHESTER

Os procedimentos normais do Pronto-Socorro devem seguir rigorosamente os dispositivos do Protocolo de Manchester, utilizado em 18 países, com a finalidade de organizar as prioridades de atendimento no serviço de urgência e emergência, agilizando a assistência de acordo com a gravidade de cada paciente e aumentando a segurança. Esse método de assistência é baseado na situação clínica, seguindo protocolos cientificamente aprovados, e não pela ordem de chegada.

Na prática, a classificação de risco, que é a determinação do grau de gravidade de uma pessoa que procura um serviço de saúde, funciona assim: ao dar entrada no setor de urgência e emergência, o paciente é classificado recebendo uma prioridade que determina o tempo máximo para o primeiro atendimento médico. 

Após um breve questionário e a partir de parâmetros clínicos - como verificação de pressão arterial, glicemia e temperatura- os pacientes são estratificados de acordo com a gravidade do caso.

Depois de classificados, os pacientes são identificados por cores. No caso do Protocolo de Manchester, são utilizadas cinco: vermelho, para emergências; laranja, para casos muito urgentes; amarelo, para urgências; verde, para pouco urgentes; e azul, para não urgências.

Sinais de alerta

Veja abaixo qual o significado das cinco cores e o tempo para o primeiro atendimento no Programa de Classificação de Risco, seguindo o Protocolo de Manchester:
-A cor vermelha indica que o paciente tem preferência no atendimento por apresentar risco imediato de morte. Neste caso, o atendimento é imediato.
-O paciente que recebe a pulseira laranja precisa de um atendimento muito urgente. Ele deve ser atendido em até 10 minutos.
-O paciente que recebe a pulseira amarela precisa de um atendimento relativamente rápido, com equipamentos e cuidados específicos para manter a vida. O tempo máximo de atendimento neste caso é 60 minutos.
-A pulseira verde é colocada no paciente que necessita de observação para definição do diagnóstico e internação. Ele pode ser atendido em até 120 minutos.
-A cor azul é destinada aos casos mais simples, que poderiam ser atendidos em outras unidades de saúde de menos complexidade, como consultórios. O paciente pode ser atendido em até 240 minutos.


3 comentários:

  1. Parabens!...Uma proposta da comunidade, isto que deve pensar todo aquele cidadao ou cidada com intençao de executar uma gestao de sucesso...

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