quarta-feira, 22 de junho de 2016

PPS MINEIRO REALIZOU SEMINÁRIO SOBRE DIVERSIDADE - DIREITOS HUMANOS E POLÍTICAS PÚBLICAS LGBT

Foto: Ascom - PPS-MG
I Seminário PPS Diversidade: Direitos Humanos e Políticas Públicas LGBT





Por: Ascom PPS-MG

Na semana passada, aconteceu  na Sede do PPS-MG o “I Seminário PPS Diversidade: Direitos Humanos e Políticas Públicas LGBT”. O Seminário discutiu as articulações políticas brasileiras para o enfrentamento da LGBTFobia no país.

O Seminário contou com quase 50 participantes de BH e algumas cidades do interior e de acordo com a suplente de vereadora do município de Moema, recém-filiada ao PPS-MG, Joe Joe de Moema, “Este tipo de evento é muito importante para trazer a tona às diversas dificuldades a que o público LGBT está exposto. Temos direitos iguais a todos os cidadãos e devemos lutar por eles”. 

O PPS possui como diretriz nacional do partido defender as políticas públicas de gênero e, com o apoio do PPS Diversidade, vem buscando compreender as dinâmicas a que estão submetidos Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transsexuais na sociedade. Compreender estas dinâmicas torna mais fácil lutar pelos direitos dos LGBT's como cidadãos. 

Uma das bandeiras mais importantes dos núcleos Diversidade do PPS é a aprovação da Lei que criminaliza a HOMOFOBIA, como enfretamento a toda forma de opressão e violência que os cidadãos LGBT são submetidos em seus lares, famílias, locais de trabalho, escola, espaço de lazer, dentre outros. Os espaços públicos que deveriam garantir o respeito, a liberdade e a dignidade.

Nós, do Núcleo Diversidade PPS 23 Minas Gerais, cobramos do Diretório Nacional do PPS, dos vereadores, deputados estaduais e federais, senadores, a imediata criminalização da violência contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais que se materializa em morte e abandono. Somente com ações enérgicas e firmes conseguiremos erradicar essa doença coletiva do seio da sociedade.

Durante o Seminário Joe Joe foi eleita para compor a Coordenação Estadual do Núcleo de Diversidade PPS 23. Desta forma, a coordenação fica composta por:

Coordenação Estadual: José Wilson Ricardo, Joe Joe e Leandra Gomes.

Coordenação Municipal BH: Sérgio Riani, Guilherme Jorge e Catarina Ladeira.

Agradecemos a todos os presentes no Seminário e reiteramos o orgulho do PPS-MG em levantar esta bandeira.

GENTE BACANA QUE FAZ A NOSSA NANUQUE "BELEUSA" – MORADORES DA PRAÇA CARLOS CHAGAS E ADJACÊNCIAS



 

Passamos pela casa da Zu, na Praça Carlos Chagas

A Praça Carlos Chagas, que no passado foi o parte do centro comercial de Nanuque, juntamente com a Avenida Belo Horizonte, Rua Juiz de Fora, Rua Ubá, Rua Araguari e outras, esteve na rota de visitas da galera “beleusa” do PPS.

O encontro foi na quinta-feira passad, na casa da conhecida moradora Zu, reunindo amigos e vizinhos como Wellington, Rogéria, Weverson, Liu, Jackson, Josiane, Eduardo, Igor, Maicon, Anderson, Jonathan, Júnior, Luan, Aline, Adicleia, Gilson, Lô, Berlan, Mary, Laís e tantos outros.



Em conversa rápida com a Josiene, que é moradora do bairro Vila Esperança, ela disse que gostou das propostas do PPS e está engajada no movimento para renovar a administração da cidade e colocar uma pessoa preparada, com experiência e propostas concretas para dirigir Nanuque.

Presença da pré-candidata Gleusa Ramos e vários pré-candidatos a vereador do PPS, como sempre fazendo aquele diálogo sadio e sincero.




terça-feira, 21 de junho de 2016

MAIS UM MOTIVO DE ORGULHO PARA A NOSSA CIDADE: LIVRO DE GEÓGRAFO NANUQUENSE SOBRE EXTREMO SUL DA BAHIA JÁ ESTÁ NA BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE DE PRINCETON (EUA)

O geógrafo Sebastião é filho da profª Graça Cacique (já falecida)
e estudou em Nanuque até o ensino médio. É irmão do bancário
Richard (Sicoob) e da professora Hunaíra
Em ligação de celular feita ao editor do JORNAL/REVISTA OBJETIVO e NEXUS ASSESSORIA, Ademir Jr., o geógrafo, professor universitário e pesquisador Sebastião Cerqueira Neto, que é nanuquense, confirmou a inclusão do seu livro “Do isolamento regional à globalização: contradições sobre o desenvolvimento do Extremo Sul da Bahia” no acervo de uma das bibliotecas da renomada Universidade de Princeton, localizada no estado de Nova Jérsei, Estados Unidos, uma das maiores do mundo.

O livro, lançado ano passado, convida o leitor a fazer um mergulho na trajetória geográfica de uma das regiões baianas que mais se desenvolveu nos últimos 30 anos.

Resultado de uma tese de doutorado, o texto é de fácil entendimento. Relata e interpreta, numa visão geográfica, como o Extremo Sul da Bahia deixa de ser uma região coadjuvante da Bahia e passa a influenciar na economia do estado, bem como noutros estados vizinhos, como leste e nordeste de Minas Gerais, e norte do Espírito Santo.

Capa do livro
O livro apresenta o Extremo Sul da Bahia como um caldeirão de culturas, de diversificação econômica, de belas paisagens naturais e com uma grande modificação urbana. Em toda a obra, os 21 municípios que compõem o Extremo Sul da Bahia estão citados; eles são a base para a compreensão de toda diversidade física e humana da região.

Sebastião é professor e pesquisador do Instituto Federal da Bahia. Graduado e mestre em Geografia, também é doutor em Geografia (Universidade Federal de Sergipe, 2009), pós-doutor em Antropologia Urbana (Universidade Federal da Bahia, 2014), e recentemente concluiu pós-doutorado em Ciências Sociais no CES / Universidade de Coimbra, Portugal. É integrante do Grupo de Pesquisa Observatório Milton Santos no Extremo Sul da Bahia.

Segundo o autor, o livro pode ser lido por pessoas de diferentes níveis de formação e de diversas áreas do conhecimento, sobretudo, as ciências que utilizam o território em suas análises. “Toca em uma problemática que é difícil de ser enfrentada perante a sociedade e a política, e que, na mídia, não encontra uma grande repercussão, que é a fragmentação do território baiano, onde o Extremo Sul, maior que o estado de Sergipe em 8.000 km², se apresenta como uma região autônoma, com configuração e dinâmica maiores que em alguns estados brasileiros”, comenta Cerqueira.

<> 

segunda-feira, 20 de junho de 2016

A FORÇA DA MULHER: ROMA ELEGE PRIMEIRA PREFEITA


Virgínia, prefeita eleita de Roma, capital da Itália
A advogada Virgínia Raggi, de 37 anos, foi eleita prefeita de Roma, neste domingo (19), em uma vitória que representa um duro golpe para o governo do primeiro-ministro Matteo Renzi. Quando as apurações apontavam 80% das urnas verificadas, a candidata do partido antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S) aparecia com 67% dos votos, bem à frente de Roberto Giachetti, apoiado pelo Partido Democrático (PD, centro-esquerda) de Renzi.
 
O M5S foi fundado pelo humorista Beppe Grillo em 2009. Os resultados das eleições municipais deste domingo, realizadas em 126 cidades italianas, devem confirmar o avanço do M5S, movimento que se tornou, em 2013, o segundo maior partido da Itália, com 25% dos votos nas eleições legislativas. Seu discurso de denúncia sistemática da corrupção política continua a angariar adesões.

A denúncia da corrupção foi a palavra de ordem da campanha de Virgínia Raggi.

Com o M5S, elegeram-se as caras novas e a simpatia, considerou-se a inexperiência como o maior valor, e se associou à esperança.

Outra cidade italiana

Chiara Appendino, em Turim
Em Turim (noroeste da Itália), outra novata do MS5, Chiara Appendino, de 31, derrotou com cerca de 54% o veterano prefeito em final de mandato Piero Fassino, do PD.

EM NANUQUE, SEBRAE PROMOVE SEMANA DE CAPACITAÇÃO EM FINANÇAS A PARTIR DE HOJE


 Sebrae Minas promove oficinas e palestras
que ajudam empresários a realizar um
controle financeiro adequado


A melhor maneira de não ser pego de surpresa pelo processo de endividamento de sua empresa é ficar atento aos primeiros sinais do problema que, na maioria das vezes, são muito claros. Erros nos cálculos de preços das vendas, por exemplo, impactam seriamente na capacidade de gerar lucro e inviabiliza o pagamento de custos.



Cuidado também ao estipular prazos. Vender ao cliente com um prazo muito longo e comprometer-se a pagar os fornecedores em um espaço de tempo curto exige que se tenha um capital reserva. Essas atitudes evitam entrar no cheque especial e buscar empréstimos. Num ambiente de muitas dívidas bancárias, o custo fixo da empresa cresce em razão dos juros cobrados.



Para mostra aos empresários como fazer um controle financeiro adequado o Sebrae Minas promove, em Nanuque, a Semana de Capacitação em Finanças, de 20 a 23 de junho. Serão realizadas oficinas e palestras no escritório do Sebrae em Nanuque (Rua Caxambu, 144, Centro). Informações e inscrições: (33) 3621-1522.

EXPERIÊNCIA

Gleusa: talento empresarial já reconhecido pelo Sebrae
Durante o seu mandato na presidência da Associação Comercial e Empresarial (ACE) / Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nanuque, a comerciante Gleusa Ramos fortaleceu a parceria da entidade com o Sebrae e não foram poucos os cursos, palestras e encontros destinados a estimular competências para para controlar, analisar e planejar informações financeiras para uma tomada consciente de decisão. "São momentos em que o empresário é colocado diretamente em contato com a realidade do mercado, dentro e fora de nossa região, e é orientado sobre o que fazer, dentro de uma aprendizagem é flexível e dinâmica, com conteúdos personalizados, de forma prática, rápida e com resultados", afirmou Gleusa.


Programação


Oficina: Como elaborar controles financeiros disponibiliza informações e ferramentas contendo controles práticos, procedimentos e sugestões sobre a gestão financeira de um negócio para a tomada de decisões com base em planejamento e informações confiáveis.

Dia 20/06, das 18h30 às 21h30



Palestra: Entendendo custos, despesas e preço de venda orienta a compreensão do comportamento de custos, despesas, preço de venda, desenvolver habilidades gerenciais que proporcionem competências para as ações de melhoria no desempenho financeira.

Dia 21/06, das 18h30 às 21h30



Oficina: Como elaborar um plano de acesso ao crédito para sua empresa busca contribuir para que os empresários construam um plano onde acessem e utilizem o crédito de forma compatível com a real necessidade de seus negócios e obtenham o melhor resultado possível desta operação.

Dia 22/06, das 18h30 às 21h30



Palestra Inadimplência – Como vender com segurança orienta para que as vendas a prazo ocorram com mais segurança e profissionalismo, visando aumentar o faturamento, reduzir a inadimplência e melhorar a saúde financeira das empresas.

Dia 23/06, das 18h30 às 21h30



Serviço:


Semana de Capacitação em Finanças

De 20 a 23 de junho


Rua Caxambu, 144, Centro


Informações e inscrições: (33) 3621-1522.


Investimento: R$ 80,00