sábado, 2 de abril de 2016

“PAPO BELEUSA” VAI ATÉ O BAIRRO LATICÍNIOS, NA RESIDÊNCIA DO CASAL BONFIM-GLÓRIA

Na casa do sr. Bonfim e dona Glória
Depois da Vila Esperança e Sete de Setembro, na noite desta quinta-feira (31) os amigos do PPS estiveram no bairro Laticínios, na casa dos amigos Sr. Bonfim e dona Glória. O encontro foi organizado por nosso pré-candidato a vereador Jean do Triciclo.


Mais uma vez, fomos muito bem recebidos. Nossa pré-candidata a prefeita Gleusa Ramos aproveitou para ter aquela conversa sincera, olho no olho, como é bem o estilo dela.

sexta-feira, 1 de abril de 2016

GLEUSA APLAUDE CAMPANHA “MULHER NA POLÍTICA”, INICIATIVA DO TSE

Lançamento da campanha Mulher na Política, em Brasília
Gleusa: Nanuque sempre foi exemplo da força feminina na política
Sempre ligada com a situação política do país, a pré-candidata a prefeita Gleusa Ramos bateu palmas para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que nesta quinta-feira, 31 de março, fez o lançamento da campanha Mulher na Política, em Brasília. Finalidade é incentivar o aumento da participação feminina na atividade política. As peças publicitárias da campanha serão veiculadas em rede nacional de rádio e de televisão a partir desta sexta-feira, 1º de abril. 

Gleusa disse que Nanuque “nunca ficou atrás quando o assunto é mulher na política”. Ela lembrou que, 40 anos atrás, em 1976, a cidade elegeu a primeira mulher vereadora, Maria Lares Pacheco, a conhecida “dona Santa”, já falecida, esposa do ex-prefeito Milton Pacheco, que governou o Município entre 1971-72. Depois, em 96, foi a vez da médica Rosângela Maria Fernandes Oliva candidatar-se a prefeita nas eleições daquele ano.

HISTÓRICO

Médica Rosângela Oliva,
primeira mulher a disputar
eleição de prefeita, em 96
No lançamento da campanha, o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, fez um histórico a partir do início de 1932, quando a Constituição Federal estendeu o direito ao voto aos alfabetizados e às mulheres. 

O Brasil foi o segundo país na América Latina a dar esse importante passo no continente sul-americano, após a iniciativa do Equador. A alteração ocorreu antes mesmo de países como França e Bélgica. 

MAIORIA DO ELEITORADO, 
MAS MINORIA EM CARGOS ELETIVOS:
MULHERES OCUPAM SÓ 10% DAS PREFEITURAS
E 12% DAS CÂMARAS DE VEREADORES

O Brasil permanece em 121º lugar no ranking de igualdade entre homens e mulheres na política. Em todo o Brasil, as mulheres ocupam menos de 10% das prefeituras e apenas 12% dos vereadores são do sexo feminino.

Ainda de acordo com dados apresentados, atualmente as mulheres representam 52% do eleitorado brasileiro, no entanto, apenas 10% do Parlamento é constituído por elas. Hoje são 44 deputadas no universo de 513 parlamentares na Câmara dos Deputados e 13 senadoras entre os 81 eleitos para aquela Casa Legislativa.

Desde a primeira vez que a campanha foi veiculada pela Justiça Eleitoral, em 2014, o número de candidatas mulheres aumentou 71% naquele ano em comparação com 2010. “Se nós formos a 1998, a porcentagem de mulheres candidatas era de 12,5%.  E, a partir de 2012, com as normas relativas às políticas afirmativas, de percentual de candidaturas por gênero, se chegou aos 30% e, na de 2014, a 31, 7% das candidatas mulheres”, disse o presidente.

CAMPANHA OBRIGATÓRIA

Iniciativa pioneira em 2014, a campanha passou a ser obrigatória a partir da Lei nº 13.165/2015, da minirreforma eleitoral, que inseriu regras para ampliar a participação feminina. O artigo 93 da norma garante cinco inserções diárias de mensagens dirigidas às mulheres, durante os quatro meses anteriores às eleições. O ministro Dias Toffoli destacou ainda que a lei também trouxe grande avanço de política afirmativa, ao exigir o mínimo de 10%  em  propaganda partidária e em inserções de propaganda gratuita à promoção e difusão da participação feminina na política.

Conforme ressaltou o presidente do TSE, “alterações mais profundas ainda se fazem necessárias no seio da sociedade brasileira para que esse objetivo seja efetivamente alcançado, e isso passa por uma necessária mudança de mentalidade da forma como se encara o próprio papel da mulher em nosso contexto social num processo longo de superação de preconceito, já muito arraigado entre nós acerca do mito da inferioridade feminina”. Por fim, o ministro Dias Toffoli destacou que não basta garantir um percentual de registro de candidaturas, mas é necessário, e a legislação vem evoluindo com o amadurecimento do Congresso Nacional e com a luta das mulheres, tendo as parlamentares mulheres à frente, garantir meios para que essa participação seja efetiva e cada vez maior.


quinta-feira, 31 de março de 2016

Olha que beleusa! ESTÃO FALANDO DA GLEUSA!!! - Marlene Matos


PARA GLEUSA, ENGAJAMENTO DO JOVEM NA POLÍTICA AJUDA NA COMPREENSÃO DO MUNDO

Ísis, a mais nova eleitora nanuquense

Gleusa e familiares do vereador Rivaldo (arquivo)
 No Dia Mundial da Juventude, comemorado nesta quarta-feira, 30 de março, e em plena Semana do Jovem Eleitor, promovida pelo TSE para incentivar o voto a partir dos 16 anos de idade, a pré-candidata a prefeita pelo PPS, Gleusa Ramos, disse não ter dúvidas de que “o engajamento do jovem na política ajuda na compreensão do mundo, no entendimento das coisas da vida”

Gleusa observa que, mesmo com o descrédito das pessoas em relação à classe política, situação agravada pelos escândalos da Petrobras, prisão de políticos e iminência do impeachment da presidente Dilma Rousseff, é uma sensação gostosa quando o jovem faz o seu título de eleitor e vota pela primeira vez. “É a responsabilidade de ser cidadão, de poder participar de forma ativa e efetiva da vida social e política da cidade”, comenta.

Dentro do PPS, Gleusa aplaude a campanha do Tribunal Superior Eleitoral e entra firme no esforço de incentivar adolescentes entre 15 e 17 anos a providenciar o título de eleitor e participar das eleições deste ano. A campanha do TSE começou na segunda-feira (28) e termina nesta sexta (1º de abril).

A pré-candidata lembra que, nas eleições de 2014, dados mostraram um número de eleitores jovens com voto facultativo em Minas Gerais menor desde 1989, com apenas 139.643 eleitores de 16 e 17 anos, segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Entre 2015 e fevereiro de 2016, o número cresceu um pouco, e atualmente, são quase 150 mil eleitores jovens no estado. “Tem muito jovem que não manifesta a mínima intenção de votar. Nesses casos, nada melhor que uma conversa amiga, cordial, em tom de informação e até de aconselhamento”.

ELEITOR DO FUTURO
A campanha faz parte do projeto Eleitor do Futuro, iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MG, e faz parte também da campanha que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) veicula em âmbito nacional desde o dia 10 de março para o incentivo ao alistamento do jovem eleitor – aqueles de 16 e 17 anos, incluindo os jovens de 15 anos que terão 16 anos completos até o dia 2 de outubro deste ano.

O PRIMEIRO VOTO DE ÍSIS

Gleusa vibrou com a decisão da estudante Ísis Oliveira Saúde, de 16 anos, que esta semana foi ao Cartório Eleitoral e saiu de lá com o título de eleitor na mão. Sorridente, ela comentou: “Acho importante essa expectativa do primeiro voto. A gente se torna cidadão e cidadã de verdade. Sempre vejo notícias de política na televisão, nos jornais, nem sempre desperto minha atenção para o que está acontecendo. Mas, a partir de agora, é diferente porque eu vou poder participar diretamente desse processo. Como eleitora, agora tenho o pensamento de quem eu vou escolher para dirigir a minha cidade, em quem eu vou votar para a Prefeitura e para a Câmara de Vereadores. Vou pensar bastante e analisar todos os candidatos. Tenho certeza de que vou fazer a melhor escolha para Nanuque”.

Documentação

Para tirar o título de eleitor pela primeira vez, é necessário levar um documento de identificação oficial com foto e comprovante de endereço no cartório eleitoral da sua região. Para a primeira inscrição, não são aceitos a carteira de motorista ou passaporte, por não terem todos os dados necessários à identificação do cidadão.
Os jovens de 16 e 17 anos que quiserem participar das eleições de outubro deste ano têm até 4 de maio pra fazer a inscrição eleitoral na cidade onde desejam votar - mesmo período para qualquer cidadão tirar ou regularizar o título de eleitor no país.

Para os futuros eleitores do sexo masculino, a partir dos 18 anos de idade, é necessário também apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório.

Neste ano, o primeiro turno das eleições municipais, que vão definir os novos prefeitos e vereadores, está marcado para o dia 2 de outubro.

terça-feira, 29 de março de 2016

COMEÇA A SEMANA DO JOVEM ELEITOR

Semana do Jovem Eleitor inicia com o alistamento de jovens aprendizes do TSE

O alistamento eleitoral de jovens de 16 a 18 anos incompletos ganhou um destaque especial na Semana do Jovem Eleitor, que começou nesta segunda-feira (28) e se estenderá até o dia 1º de abril, sexta-feira. 

Com a veiculação de campanhas de conscientização voltadas aos jovens no rádio, TV e redes sociais, a Justiça Eleitoral pretende despertar nessa faixa etária o compromisso com a participação na vida política do país.

Serviço

Os jovens de 16 até 18 anos incompletos que desejem tirar o Título Eleitoral devem se dirigir a um cartório eleitoral levando consigo um documento de identificação oficial com foto (passaportes e carteiras de habilitação não são aceitas) e um comprovante de residência.


segunda-feira, 28 de março de 2016

MAIS DE 5.000 ACESSOS

Passamos dos 5.000 acessos!
Parabéns para todos nós do PPS-Nanuque!!!

GLEUSA RAMOS LEMBRA QUE A CAMPANHA NACIONAL DE FILIAÇÃO DO PPS TERMINA NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA (31)



Gleusa Ramos lembra que a Campanha Nacional de Filiação do PPS termina na próxima quinta-feira (31)

Gleusa, Tim e Grilo: PPS sempre, PPS firme, PPS de vitorias
De olho nos prazos fixados pelo calendário eleitoral do TSE e nas diretrizes da direção nacional do PPS, a pré-candidata a prefeita Gleusa Ramos lembra que a Campanha Nacional de Filiação do nosso partido vai terminar na próxima quinta-feira, 31 de março. Já o prazo para quem quer ser candidato às eleições municipais deste ano termina em 2 de abril, seis meses das eleições, conforme determina a legislação eleitoral.

Segundo Gleusa, “muito mais do que trazer novas lideranças para o partido, o PPS quer ampliar seu contato com a sociedade e mostrar à população que tem propostas para as cidades, e que o partido é um instrumento de luta e representação das demandas sociais”.

Em todo o país, a chegada de novos filiados e lideranças políticas está fortalecendo o PPS para o pleito e aumentando a capacidade de representação da cidadania neste momento delicado da vida nacional, em que o País enfrenta uma grave crise política, ética, econômica, social e a abertura de processo de impeachment da presidente Dilma.

A CAMPANHA

A Campanha de Filiação apresenta o partido à sociedade brasileira como alternativa viável de poder, seja contribuindo para a retomada do crescimento econômico e do desenvolvimento social perdido, pensando as cidades e incentivando a discussão de propostas para melhorar o dia a dia da população por meio da ação de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e deputados do PPS em todo o Brasil. 

A filiação é compromisso de contribuir de forma participativa e democrática para mudar rumos, corrigir o que não está bom e manter o que atende a todos.

Os governos Lula e Dilma deixaram uma economia em recessão, uma crise política, moral, social e ética em função da corrupção presente no governo do PT. O fim de erros, equívocos e da irresponsabilidade de um governo incapaz de controlar e inflação e manter o emprego só vai ser alcançado com a mobilização da sociedade. É preciso manter a mobilização que tomou contas das ruas este ano para mudarmos a correlação de forças no Congresso Nacional e criar de um novo caminho para o País .

Em 2016, o PPS propõe também pensar as cidades de forma verdadeira, corajosa e decente. Se você quer participar de um partido com governo competente, honesto e inovador; mais mulheres na política; respeito à diversidade; uma sociedade mais justa e igualitária; uma sociedade que respeite o direito de todos, FILIE-SE AO PPS.