sábado, 16 de abril de 2016

PPS DE NANUQUE UTILIZA MÚSICA DO GRUPO 14 BIS, COM LETRA DE RENATO RUSSO, EM AULA INAUGURAL DE CURSINHO PARA PRÉ-CANDIDATOS

Flávio Venturini e Renato Russo, autores (foto de 1987)
A música “Mais uma Vez", gravada inicialmente há quase 30 anos, em 1987, no álbum “Sete”, do grupo mineiro 14 Bis, foi utilizada na noite desta sexta-feira (15/4), durante a aula inaugural do cursinho destinado aos pré-candidatos a vereador do PPS em Nanuque.

A letra é de autoria de Renato Russo, vocalista e líder da banda Legião Urbana, falecido em outubro de 1996, com melodia de Flávio Venturini, que na época fazia parte do 14 Bis.


“Mais uma Vez” foi escolhida pelo texto que valoriza a autoestima, a determinação, a autoconfiança, em frases como: "Se você quiser alguém em quem confiar, confie em si mesmo", "Espera que o sol já vem", "Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar no sonho que se tem"  e outras.


Quando compôs a música, Renato Russo disse que, de fato, acreditava na mensagem da música e era seu estilo de vida.


Também participou do cursinho a pré-candidata a prefeita Gleusa Ramos, para quem a música “caiu como uma luva para fortalecer o entusiasmo e o pique de todos os pré-candidatos a vereador do PPS, que têm participado de todas as reuniões nos bairros e encontros políticos”.


Na opinião de Gleusa, “é sempre positivo aprender, aprender sempre, trocar conhecimentos e experiências. A letra de Renato Russo faz a gente refletir e pensar pra cima, com vontade e garra de vencer, de conquistar metas”.


O cursinho terá continuidade a cada quinzena, sempre na casa de um pré-candidato.


Capa do disco "Sete",
lançado pelo grupo
mineiro 14 Bis em 1987
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A MÚSICA


Quando teve seu lançamento original, “Mais uma Vez” fez pouco sucesso. Porém, quando relançada, apenas na voz de Renato Russo, em 2003, como primeiro single do álbum “Presente”, foi um grande hit no Brasil, sendo a mais bem-sucedida canção de Renato Russo em carreira solo. Esta versão foi tema da telenovela “Mulheres Apaixonadas”, no mesmo ano.


Renato Russo, falecido há 20 anos
A canção foi composta em 1986. Flávio Venturini, em entrevista, lembra que conheceu Renato Russo nos estúdios da EMI-Odeon, no Rio de Janeiro, em 1986, quando o 14 Bis e a Legião Urbana estavam em salas próximas gravando os respectivos álbuns “Sete” e “Dois”. Venturini estava, então, ensaiando uma canção inédita para o novo álbum, quando Russo entrou na sala em que estava e pediu-lhe para fazer a letra da canção. Renato propôs-lhe escrever uma letra sobre um pai dizendo ao seu filho que o Sol voltaria a brilhar após a tempestade. Venturini gostou da ideia e enviou-lhe, então, uma fita com a base da música, com Russo prometendo-lhe enviar a letra. Por Russo estar ocupado com as gravações de “Dois”, somente após três meses é que Venturini recebeu a letra pronta. Russo fez ligeiras modificações na melodia, devido a improvisações.


Sobre a gravação, Venturini diz que convidou Russo a participar da gravação da canção com o 14 Bis, o que resultou na versão final do álbum “Sete”. Já Renato Russo diz que, por não saber explicar ao grupo como era a melodia, cantou a música no estúdio e gravou a voz guia, porém o grupo achou por bem inseri-la na versão final.


Na época da gravação, o 14 Bis era formado por: Flávio Venturini — vocal e teclados, Sérgio Magrão — vocal e baixo elétrico, Hely Rodrigues — bateria, Vermelho — vocal e teclados – e Cláudio Venturini — vocal e guitarra.



3 comentários:

  1. Dois mestres da musica brasileira! Vida longa ao rock nacional!

    ResponderExcluir
  2. "Quem acredita sempre alcança" diz a música. Nos acreditamos em uma Nanuque melhor! Pra frente PPS!

    ResponderExcluir
  3. "Quem acredita sempre alcança" diz a música. Nos acreditamos em uma Nanuque melhor! Pra frente PPS!

    ResponderExcluir