sexta-feira, 25 de março de 2016

GLEUSA E CAMARADAS DO PPS CONCLUEM AGENDA CHEIA DE COMPROMISSOS PARA ABRIL



Gleusa e camaradas do PPS concluem agenda cheia de compromissos para abril


Com o advogado Junior, durante distribuição do informativo
O POPULAR, órgão oficial de divulgação do PPS.
Também na foto o pré-candidato a vereador Jean do Triciclo
(arquivo final de fevereiro)
 
Logo após o feriado prolongado da Semana Santa, a direção municipal do PPS, a pré-candidata a prefeita Gleusa Ramos e os pré-candidatos a vereador irão se reunir para a definição da agenda de trabalho para o mês de abril. 

“Vamos ter agenda cheia, reuniões com outros partidos, encontros sociais, participação em eventos organizados por entidades e, é claro, os encontros que a gente batizou de ‘Papo Beleusa’, nas comunidades dos bairro e distritos”, comentou Gleusa.

Gleusa, Tim e Grilo
Segundo o presidente Laudilino Grilo Rodrigues, essa é uma prática que o PPS desenvolve há quase 20 anos, que é estabelecer diálogo com diversas correntes políticas e, ao mesmo tempo, mostrar para a população de Nanuque as propostas e metas do partido para a direção dos destinos da cidade.

SEMPRE NA FRENTE

Dentro das articulações políticas e entendimentos com outras forças políticas, o PPS sempre saiu na frente. “Muito antes da fase de esquentamento das campanhas, o partido exercita o diálogo político. Tem sido assim nossa prática”, confirmou Grilo.



terça-feira, 22 de março de 2016

PARA GLEUSA, MELHORAR SAÚDE DE NANUQUE COMEÇA COM PRIORIDADE TOTAL AO PRONTO-SOCORRO

Para Gleusa, melhorar saúde de Nanuque começa com prioridade total ao Pronto-Socorro

Pronto-Socorro de Nanuque: por onde tudo e todos passam
Gleusa: Pronto-Socorro deve receber atenção especial
Qualquer medida de maior impacto que for tomada para melhorar a saúde de Nanuque terá de passar, obrigatoriamente, por uma atenção especial e prioritária para o Pronto-Socorro. A opinião é da pré-candidata a prefeita do PPS, Gleusa Ramos, ao analisar dados de uma pesquisa que mostra os maiores focos de preocupação da maioria dos nanuquenses. A área da saúde está em primeiro lugar.

“Tudo passa pelo Pronto-Socorro, que é o local dos casos de urgências e emergências. Se for uma crise de pressão arterial, um acidente de carro ou moto, um atropelamento, uma queimadura, fraqueza e desmaios repentinos, tosse ou vômito de sangue, por exemplo, o paciente é encaminhado às pressas para o Pronto-Socorro. Por isso, defendo que o Pronto-Socorro de Nanuque precisa estar totalmente equipado e com o corpo médico, de enfermeiros e auxiliares, todos preparados para prestar o melhor atendimento possível”, comenta Gleusa.

A empresária concorda com o pleno funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) instaladas no centro e nos bairros da cidade, ao ressaltar que o Programa Saúde da Família, de Atenção Básica, é fundamental para o cumprimento das metas fixadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), até porque eles desenvolvem trabalho com atenção a gestantes, acompanhamento de grávidas, atenção aos recém-nascidos, vacinação e outras rotinas médicas. Mas, sem dúvida, nenhum esforço terá o resultado esperado se não começar com prioridade ao Pronto-Socorro da Rua Lambari, centro de Nanuque, que oficialmente tem a denominação de Hospital Municipal Renato Azeredo.

“A próxima gestão administrativa de Nanuque terá de direcionar atenção especial com o Pronto-Socorro e incluir essa preocupação em seu plano de metas para a cidade que queremos ter a partir do próximo ano”, acrescentou Gleusa.

PROTOCOLO DE MANCHESTER

Os procedimentos normais do Pronto-Socorro devem seguir rigorosamente os dispositivos do Protocolo de Manchester, utilizado em 18 países, com a finalidade de organizar as prioridades de atendimento no serviço de urgência e emergência, agilizando a assistência de acordo com a gravidade de cada paciente e aumentando a segurança. Esse método de assistência é baseado na situação clínica, seguindo protocolos cientificamente aprovados, e não pela ordem de chegada.

Na prática, a classificação de risco, que é a determinação do grau de gravidade de uma pessoa que procura um serviço de saúde, funciona assim: ao dar entrada no setor de urgência e emergência, o paciente é classificado recebendo uma prioridade que determina o tempo máximo para o primeiro atendimento médico. 

Após um breve questionário e a partir de parâmetros clínicos - como verificação de pressão arterial, glicemia e temperatura- os pacientes são estratificados de acordo com a gravidade do caso.

Depois de classificados, os pacientes são identificados por cores. No caso do Protocolo de Manchester, são utilizadas cinco: vermelho, para emergências; laranja, para casos muito urgentes; amarelo, para urgências; verde, para pouco urgentes; e azul, para não urgências.

Sinais de alerta

Veja abaixo qual o significado das cinco cores e o tempo para o primeiro atendimento no Programa de Classificação de Risco, seguindo o Protocolo de Manchester:
-A cor vermelha indica que o paciente tem preferência no atendimento por apresentar risco imediato de morte. Neste caso, o atendimento é imediato.
-O paciente que recebe a pulseira laranja precisa de um atendimento muito urgente. Ele deve ser atendido em até 10 minutos.
-O paciente que recebe a pulseira amarela precisa de um atendimento relativamente rápido, com equipamentos e cuidados específicos para manter a vida. O tempo máximo de atendimento neste caso é 60 minutos.
-A pulseira verde é colocada no paciente que necessita de observação para definição do diagnóstico e internação. Ele pode ser atendido em até 120 minutos.
-A cor azul é destinada aos casos mais simples, que poderiam ser atendidos em outras unidades de saúde de menos complexidade, como consultórios. O paciente pode ser atendido em até 240 minutos.


segunda-feira, 21 de março de 2016

PPS sempre valorizando o esporte amador

Esporte é vida e saúde!
 

Nossa pré-candidata a prefeita Gleusa Ramos, o pré-candidato a vereador Prof. Tim e o presidente do PPS, Grilo, estiveram prestigiando a final do torneio de Futebol Master realizado na Ilha do Sol.

O partido reafirma seu compromisso com as atividades esportivas, como meio de integração, socialização e opções de lazer propiciados nas diversas modalidades, seja futebol, futebol de salão, basquete, handebol, atletismo e várias outras.

Esporte é vida e saúde.

quinta-feira, 17 de março de 2016

PPS CRIA SÉRIE “PAPO BELEUSA” NAS VISITAS ÀS COMUNIDADES DO CENTRO, BAIRROS E DISTRITOS

O primeiro aconteceu na Vila Esperança; 
o segundo foi ontem, no final do 
bairro Sete de Setembro


            Dentro da proposta de fazer uma política decente, o PPS de Nanuque inova mais uma vez ao lançar a série “Papo Beleusa”. A iniciativa será desenvolvida em forma de visitas às comunidades residentes no centro da cidade, nos bairros e, também, nos distritos de Vila Pereira e Gabriel Passos.

           
Na  casa de 'dona' Maria e 'seu' Kelé
O primeiro aconteceu na Vila Esperança, zona oeste da cidade, semana passada, na residência do casal Nilton-Nizinha. Nesta quarta-feira (16), o grupo do PPS esteve na zona norte, no trecho final do bairro Sete de Setembro, recebidos na casa de ‘dona’ Maria e ‘seu’ Kelé.

            “São momentos em que a gente vê de perto a realidade do nosso Município”, comentou Gleusa Ramos, explicando: “O Papo Beleusa é aquele momento de aproximação, de afeto, de carinho, de conversar com as pessoas e ouvir as suas principais demandas. É saber quais as propostas que elas têm para que Nanuque seja uma cidade melhor de se viver”. 
           
Pronunciamento do ex-presidente Tim
 
Nosso pré-candidato a vereador Juscelino
Na maioria das vezes, as visitas são organizadas por pré-candidatos a vereador do partido, mas a direção da legenda também pode assumir essa responsabilidade, bem como a pré-candidata a prefeita.

            “Lá no final do Sete de Setembro, onde o poder público não se faz presente, foi possível sentir o entusiasmo das pessoas e a esperança de que as coisas podem melhorar, sim. Fiquei emocionada e muito feliz. Foi muito bom aquele bate-papo com os moradores do Sete de Setembro e de outros bairros, que também marcaram presença. Agradeço em especial ao nosso pré-candidato Juscelino, organizador desse encontro, e aos demais camaradas do PPS”, destacou Gleusa.

 

terça-feira, 15 de março de 2016

GLEUSA E DEMAIS PRÉ-CANDIDATOS DO PPS VISITAM UNIDADE INDUSTRIAL DO FRISA

GLEUSA E DEMAIS PRÉ-CANDIDATOS DO PPS VISITAM UNIDADE INDUSTRIAL DO FRISA


            Com sinal verde da diretoria, e a convite do camarada Sidnei, um dos nomes relacionados como pré-candidatos a vereador em Nanuque pelo PPS e também funcionário da empresa, a empresária Gleusa Ramos, o presidente do Diretório Municipal, Laudilino Rodrigues (Grilo), o ex-presidente João Gonçalves dos Santos (Tim)  e demais pretendentes a candidaturas nestas eleições pelo partido estiveram visitando a unidade industrial do Frigorífico Rio Doce (Frisa) na manhã desta terça-feira (15).

            A visita teve caráter cortês e segue uma prática já adotada há alguns anos pela empresa no relacionamento com os diversos segmentos da sociedade.

           
Sidnei ficou bastante entusiasmado com a maneira simpática e agradável com que os seus colegas de trabalham receberam a comitiva do PPS. “Houve uma integração muito boa, um clima de amizade e confiança manifestado pelos colegas”, disse ele.

            Emocionada, Gleusa comentou: “Fiquei bastante feliz com a receptividade dos funcionários do Frisa. Tive a honra de poder almoçar com eles, ver e sentir de perto o dia a dia de uma empresa de grande porte em nossa cidade. Homens e mulheres trabalhando com garra para manter suas famílias. É algo que enobrece, porque é bonito de se ver e conviver. A força do trabalho que move nossa cidade, nosso estado e nosso país”.


            A conversa foi bastante cordial, quando ela aproveitou para apresentar algumas das propostas que o PPS tem para administrar o Município. 

            Gleusa acrescentou: “Se Nanuque tivesse mais três ou quatro empresas do porte e da importância do Frisa, nossa cidade estaria em outra condição socioeconômica. Isso nos faz refletir, como um gestor deixa passar a oportunidade de trazer empresas geradoras de emprego e renda para a nossa cidade”.

           

O comentário da pré-candidata refere-se ao fato de que, em passado recente, ex-prefeitos não fizeram nenhum esforço para criar condições de atrair grandes e médias empresas para Nanuque, como a Bahia Sul Celulose, hoje Suzano Papel e Celulose, instalada em Mucuri/BA, a fábrica de sabão Teiú, e, mais recentemente, a New Tec Collection, de Belo Horizonte, cujo diretor-presidente, Fernando Tupynambá, amigo pessoal do ex-presidente do PPS, Tim, se predispôs a implantar uma unidade em Nanuque com abertura inicial de 300 postos de trabalho, podendo chegar a 600 em menos de um ano de funcionamento. Além disso, perdemos muitas empresas, que desativaram suas estruturas na cidade, algumas delas por falta de apoio do poder público.

            “Nossos gestores do passado não tiveram essa nobreza de visão e de atitude, essa clareza de perceber que o município precisa criar condições para atrair investimentos. Por culpa de má gestão, nossa cidade acumulou muitas perdas”, salientou.

AGRADECIMENTO

            Gleusa teceu agradecimentos à diretoria da empresa, ao camarada Sidnei e a todos os funcionários do Frisa que tão bem receberam a comitiva do PPS, esperando retornar em momento oportuno. 

            Recentemente, foi concedido o título de Cidadão Honorário do Município ao diretor-presidente do Frigorífico Rio Doce S.A. (Frisa), Arthur Arpini Coutinho. 

O FRISA

O Frisa foi criado em 1968 na cidade de Colatina, ES, e destaca-se como um dos principais frigoríficos da região, com uma capacidade de produção diária de mais de 100 toneladas de carne. Nas três principais unidades de abate do Frisa – Colatina,  Nanuque e Teixeira de Freitas, a capacidade de abate é de 1.500 cabeças por dia. Sua capacidade de estocagem é de até 20 mil toneladas de carne.

Somente em Nanuque, são aproximadamente 800 funcionários diretos, que garantem um abate médio de 600 animais/dia. Mas, para breve, está prevista a criação de mais 120 postos de trabalho, com a ativação de um segundo turno de desossa de animais. Nas três unidades, o Frisa emprega aproximadamente 1.759 pessoas.