quinta-feira, 31 de março de 2016

PARA GLEUSA, ENGAJAMENTO DO JOVEM NA POLÍTICA AJUDA NA COMPREENSÃO DO MUNDO

Ísis, a mais nova eleitora nanuquense

Gleusa e familiares do vereador Rivaldo (arquivo)
 No Dia Mundial da Juventude, comemorado nesta quarta-feira, 30 de março, e em plena Semana do Jovem Eleitor, promovida pelo TSE para incentivar o voto a partir dos 16 anos de idade, a pré-candidata a prefeita pelo PPS, Gleusa Ramos, disse não ter dúvidas de que “o engajamento do jovem na política ajuda na compreensão do mundo, no entendimento das coisas da vida”

Gleusa observa que, mesmo com o descrédito das pessoas em relação à classe política, situação agravada pelos escândalos da Petrobras, prisão de políticos e iminência do impeachment da presidente Dilma Rousseff, é uma sensação gostosa quando o jovem faz o seu título de eleitor e vota pela primeira vez. “É a responsabilidade de ser cidadão, de poder participar de forma ativa e efetiva da vida social e política da cidade”, comenta.

Dentro do PPS, Gleusa aplaude a campanha do Tribunal Superior Eleitoral e entra firme no esforço de incentivar adolescentes entre 15 e 17 anos a providenciar o título de eleitor e participar das eleições deste ano. A campanha do TSE começou na segunda-feira (28) e termina nesta sexta (1º de abril).

A pré-candidata lembra que, nas eleições de 2014, dados mostraram um número de eleitores jovens com voto facultativo em Minas Gerais menor desde 1989, com apenas 139.643 eleitores de 16 e 17 anos, segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Entre 2015 e fevereiro de 2016, o número cresceu um pouco, e atualmente, são quase 150 mil eleitores jovens no estado. “Tem muito jovem que não manifesta a mínima intenção de votar. Nesses casos, nada melhor que uma conversa amiga, cordial, em tom de informação e até de aconselhamento”.

ELEITOR DO FUTURO
A campanha faz parte do projeto Eleitor do Futuro, iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MG, e faz parte também da campanha que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) veicula em âmbito nacional desde o dia 10 de março para o incentivo ao alistamento do jovem eleitor – aqueles de 16 e 17 anos, incluindo os jovens de 15 anos que terão 16 anos completos até o dia 2 de outubro deste ano.

O PRIMEIRO VOTO DE ÍSIS

Gleusa vibrou com a decisão da estudante Ísis Oliveira Saúde, de 16 anos, que esta semana foi ao Cartório Eleitoral e saiu de lá com o título de eleitor na mão. Sorridente, ela comentou: “Acho importante essa expectativa do primeiro voto. A gente se torna cidadão e cidadã de verdade. Sempre vejo notícias de política na televisão, nos jornais, nem sempre desperto minha atenção para o que está acontecendo. Mas, a partir de agora, é diferente porque eu vou poder participar diretamente desse processo. Como eleitora, agora tenho o pensamento de quem eu vou escolher para dirigir a minha cidade, em quem eu vou votar para a Prefeitura e para a Câmara de Vereadores. Vou pensar bastante e analisar todos os candidatos. Tenho certeza de que vou fazer a melhor escolha para Nanuque”.

Documentação

Para tirar o título de eleitor pela primeira vez, é necessário levar um documento de identificação oficial com foto e comprovante de endereço no cartório eleitoral da sua região. Para a primeira inscrição, não são aceitos a carteira de motorista ou passaporte, por não terem todos os dados necessários à identificação do cidadão.
Os jovens de 16 e 17 anos que quiserem participar das eleições de outubro deste ano têm até 4 de maio pra fazer a inscrição eleitoral na cidade onde desejam votar - mesmo período para qualquer cidadão tirar ou regularizar o título de eleitor no país.

Para os futuros eleitores do sexo masculino, a partir dos 18 anos de idade, é necessário também apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório.

Neste ano, o primeiro turno das eleições municipais, que vão definir os novos prefeitos e vereadores, está marcado para o dia 2 de outubro.

2 comentários:

  1. Felizzzzzzz!!! Mais uma eleitora para nossa cidade. Vamos Isis é Gleusa Ramos pra Nanuque.. Estamos beleusa

    ResponderExcluir
  2. Felizzzzzzz!!! Mais uma eleitora para nossa cidade. Vamos Isis é Gleusa Ramos pra Nanuque.. Estamos beleusa

    ResponderExcluir